sábado, 23 de dezembro de 2017

Jane Fonda completa 80 anos com vigor de quem está começando a carreira

Jane Fonda em foto de 14 de dezembro. EFE/ Guillaume Horcajuelo

Com uma vida marcada pelo sobrenome e pelo ativismo político, Jane Fonda chega aos 80 anos de forma espetacular, com uma inesgotável energia, um monte de projetos e quase nenhuma vontade de se aposentar.
"Sinto que estou apenas começando", afirmou a atriz em setembro deste ano, ao pegar o Leão de Ouro pelo conjunto da carreira no Festival Internacional de Cinema de Veneza por ser "uma das maiores protagonistas da indústria cinematográfica internacional" e por sua "incessante capacidade de se reinventar".
Isso fica claro quando se observa a biografia desta atriz duas vezes ganhadora do Oscar, filha do grande Henry Fonda, ativista dos direitos civis, grande opositora da Guerra do Vietnã, feminista convicta e até professora de aeróbica em alguns vídeos de sucesso nos anos 80. E apesar da sua incessante atividade, ainda teve tempo para se casar três vezes, criar três filhos, superar um câncer de mama, escrever uma autobiografia - "Minha Vida Até Agora" - e construir uma imagem de segurança, que durante anos pouco teve a ver com a sua realidade.
A fama e a rigidez do pai não facilitaram a infância que, além disso, foi marcada pelo suicídio da mãe, Frances Seymour Brokaw, quando ela tinha 12 anos. Nascida em 21 de dezembro de 1937, em Nova York, Jane e o irmão Peter cresceram com o trauma da morte da mãe e com a distante ralação com o pai, como ela contou no livro.
As carências afetivas da infância fizeram com que ela quisesse agradar os demais, o que acabou culminando com uma bulimia, problema que ela só iria superar depois dos 40 anos. Nem mesmo o sucesso como atriz fez com que se sentisse segura na carreira, que começou no teatro e depois rumou ao cinema, em 1960.
Com títulos como "Um Domingo em Nova York" (1963), "Dívida de Sangue" (1965) e "Caçada Humana" (1966) ela foi fazendo seu nome na indústria do cinema. Mas seria na comédia romântica, com filmes como "Descalços no Parque" (1967), e nas histórias fantásticas, como "Barbarella" (1968), dirigido pelo primeiro marido, o francês Roger Vadim, que ela alcançou a fama. Com "A Noite dos Desesperados " (1969) chegou a sua primeira indicação ao Oscar e com "Klute, O Passado Condena" (1971) a primeira estatueta, além da confirmação de que ela era muito mais do que a filha de Henry Fonda.
Depois de se separar de Vadim, ela se casou com o político Tom Hayden - considerado da extrema esquerda nos Estados Unidos -, e passou a apoiar publicamente o Partido dos Panteras Negras, a defender os direitos civis e a se envolver no movimento feminista.
O casamento com Hayden duraria até 1990, e nesse período ela ganhou o segundo Oscar, pelo papel em "Amargo regresso" (1978), e começou a produzir os vídeos de exercícios aeróbicos.
"Tom embarcou de brincadeira na minha ideia", mas as vendas desses vídeos "ajudaram a financiar os programas sociais quando ele encabeçou uma Campanha para a Democracia Econômica", lembrou ela no livro.
Em 1981, se reconciliou publicamente com o pai e rodou "Num Lago Dourado" (1981), filme rendeu o Oscar para Katherine Hepburn e Henry Fonda. Jane foi a responsável por representar o pai, que morreria poucos meses depois.
Após realizar filmes tão populares quanto "A Síndrome da China" (1979) e "A Manhã Seguinte" (1986), o volume de produções foi diminuindo em 1990 ela anunciou que pararia. Mas, quando parecia que Jane Fonda já tinha dito e feito tudo, em 2009 ela retornou primeiro à Broadway, onde ganhou um Tony pela atuação na obra "33 Variations", ao cinema, com filmes como "E se Vivêssemos Todos Juntos?" (2011) e "Juventude" (2015), e também à TV, com séries como "The Newsroon" e "Grace and Frankie".
Este ano, depois de revelar e gerar grande comoção ao dizer que foi estuprada e abusada na infância, continuou com os seus projetos de cinema e voltou a atuar com Robert Redford, 50 anos depois de "Descalços no Parque", em "Nossas Noites".
"Não nego que tive fantasias" com Robert Redford, disse a atriz na apresentação do filme em Veneza, onde se mostrou engraçada, irônica, enérgica e transbordando paixão pelo trabalho e pela vida.
Por Alicia García de Francisco, EFE.


___________

A arte de escrever bem


Escrever é uma necessidade vital, um fundamento sem o qual a comunicação perde em substância.
Os desafios do dia a dia exigem intensa troca de mensagens, seja nas redes sociais, seja nas corporativas: relacionamentos pessoais, correio eletrônico, elaboração de projetos e relatórios, participação em concursos e processos seletivos, negociações empresariais, tratados corporativos, convenções políticas, projetos literários... Tarefas que se tornam triviais, textos que se tornam mais adequados e elegantes quando as técnicas para a elaboração da redação criativa se encontram sob inteiro domínio. E não é só. Escrever está umbilicalmente vinculado à qualidade de vida, à saúde, ao bem-estar.
É o que comprova estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Os pesquisadores chegaram à conclusão que a prática da escrita atua na redução dos hormônios vinculados ao estresse, melhora o sistema imunológico, auxilia na recuperação do equilíbrio físico e emocional.  
Este livro disponibiliza uma exclusiva metodologia para a elaboração do texto criativo. Destina-se aos que tenham interesse em aprimorar a expressão através da escrita: trabalhadores e servidores públicos, gestores que atuam nos setores privado e estatal, empresários e empreendedores, lideranças políticas e sociais, professores e estudantes, sem perder de vista as pessoas comuns, o público em geral, porque qualificar as formas de interagir com o outro deve ser um objetivo estratégico acolhido por todos.     
A utilização da técnica ‘Moving Letters’ possibilita que a atividade ‘escrever bem’ se coloque ao alcance de qualquer um. O método, ancorado nos princípios do planejamento estratégico – de maneira gradual e progressiva – conduz o leitor pelos universos que podem levá-lo à carreira de escritor.  Caso a opção seja escrever um livro, por exemplo, a metodologia auxilia na definição dos temas, na estruturação das tramas, na caracterização das personagens, na coesão do enredo, na consistência dos conflitos, na lapidação do texto, desenvolvendo as habilidades necessárias para a elaboração da adequada escritura.
Fluência à escrita e qualidade à redação são as molas propulsoras que impulsionam o livro, são os objetivos possibilitados pela aplicação da metodologia. Como fundamento, um tripé harmoniosamente organizado: a linguística, a estruturação e análise do discurso e as técnicas de elaboração de textos criativos. 
Para adquirir o seu exemplar, clique aqui.



 ___________________



Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
___________________


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.