quinta-feira, 6 de julho de 2017

Por que ‘esquerda’ e ‘direita’ detestam a Lava Jato?


De ministros da mais alta corte do país à indigentes intelectuais, não é pequeno o exército dos que, implacavelmente, cerram fileiras contra o único posto avançado do judiciário que, efetivamente, funciona no país.
Em pouco mais de três anos, e os resultados alcançados pela Lava Jato mostram que é possível sonhar com um país melhor e mais justo para todos:
- 279 réus
- 116 condenados
- 27 presos, sendo 19 deles condenados

Lava Jato tem 116 condenados e 27 presos em mais de 3 anos de operação

Em Em pouco mais de três anos de Operação Lava Jato, 27 envolvidos permanecem presos por ordem da Justiça e 116 já foram condenados. É o que mostra um levantamento feito pelo G1. Entre os presos, 19 foram condenados (sendo 13 apenas na primeira instância) e oito aguardam o primeiro julgamento.
O número de prisões decretadas ao longo da operação é maior, mas a maioria foi revogada. Apenas em Curitiba, onde a Lava Jato é conduzida pelo juiz federal Sérgio Moro, foram 94 prisões preventivas decretadas e 74 temporárias desde o início das investigações, em 2014.
De centenas de denunciados, pelo menos 279 envolvidos se tornaram réus na operação. Dos 116 condenados, 97 respondem a seus processos em liberdade ou sob medidas alternativas. Segundo levantamento da Justiça Federal do Paraná, 24 acusados estão com tornozeleira eletrônica. Outros réus não chegaram a ter prisões decretadas, tiveram os decretos revogados pelo próprio juiz Sérgio Moro, foram beneficiados por habeas corpus de outros tribunais ou ainda foram soltos após pagar fiança ou fechar acordos de delação premiada com o Ministério Público.
Para ler a matéria completa, clique aqui.