terça-feira, 12 de julho de 2016

Harvard lidera lista de 100 melhores universidades; USP é única sul-americana

USP é a única universidade sul-americana entre as 100 melhores do mundo. EFE/Sebastião Moreira

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, lidera pelo sexto ano consecutivo o ranking das 100 universidades com melhor reputação acadêmica elaborado pela consultoria britânica "Times Higher Education", enquanto a Universidade de São Paulo (USP) é a única latino-americana na lista.
Na classificação divulgada anualmente pela "Times Higher Education", a USP se manteve entre as principais universidades do mundo, mas caiu em relação ao ano passado, quando ficou no patamar entre 51-60, para ocupar a agora a posição entre 91-100.
Os EUA continuam na ponta do ranking e possuem 43 instituições entre as 100 consideradas como de melhor reputação do mundo, com Harvard no primeiro lugar.
Já o Reino Unido perdeu duas universidades na classificação, mas continua sendo o segundo maior país com representação na lista, com dez no total. Entre elas estão as prestigiadas Cambridge e Oxford, que ocupam a quarta e a quinta posição, respectivamente.
A Ásia continua crescendo na lista, com 18 instituições, oito a mais do que no ano passado, com a Universidade de Tóquio no 12º lugar. Já as universidades de Tsinghua e de Pequim, ambas na China, ficaram com a 18ª e a 21ª colocações.
Em relação à Europa, o ranking inclui pela primeira vez seis instituições alemãs entre as 90 primeiras posições, mas Dinamarca e Finlândia perderam espaço na classificação. A Suécia, por outro lado, voltou a figurar com duas universidades entre as cem de melhor reputação no mundo pela primeira vez desde 2013.
A França, por sua vez, segue com uma sólida representação com cinco universidades no ranking da "Times Higher Education".
O diretor da consultoria britânica, Phil Baty, afirmou hoje que o ranking se baseia em uma avaliação feita entre mais de 10 mil centros acadêmicos de 133 países. "A reputação é a moeda global da educação superior. O conceito importa, mas pode ser subjetivo e nem sempre é justo", explicou.
Para Baty, o estudo mostra que há "um grupo de elite de seis universidades que sobressaem do resto". São elas: Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Stanford, todas nos EUA, além de Cambridge e Oxford, no Reino Unido, e a Universidade da Califórnia, em Berkeley, também norte-americana.
"É excepcionalmente difícil conseguir alcançar os cem primeiros postos deste prestigiado ranking e, para fazê-lo, é preciso dar ênfase na hora de publicar pesquisa de ponta dirigida a uma ampla audiência global, com alto foco internacional, e um compromisso com as comunicações profissionais e o marketing das conquistas das universidades", explicou o responsável pela consultoria britânica.
"Ganhar uma reputação mundial representa um grande desafio, e essas universidades que estão no topo da lista têm algo que é preciso nutrir durante décadas, se não séculos: um grande registro de excelência", concluiu Baty.
Da EFE

_________________________


Para aproveitar o período das férias escolares



Para aproveitar o período das férias escolares, selecionamos títulos para os mais variados públicos - de crianças a amantes de literatura.

No descanso, divirta-se a valer, descanse, recarregue as baterias. Não deixe de colocar a leitura em dia, cuide de manter atualizada a sua biblioteca e – jamais se esqueça, o bom presente é aquele que ensina uma lição e dura para sempre; por isso, habitue-se a adquirir livros também para presentear.

Veja a seguir as nossas sugestões de leitura. Basta clicar no título desejado e você será levado ao site com mais informações:

1) Coleção Educação, Teatro e Folclore
Dez volumes abordando 19 lendas do folclore brasileiro.



2) Coleção infantil
Dez volumes abordando temas variados do universo infanto-juvenil.



3) Coleção Educação, Teatro e Democracia
Quatro volumes abordando temas como democracia, ética e cidadania.



4) Coleção Educação, Teatro e História
Quatro volumes abordando temas como independência e cultura indígena.



5) Coleção Teatro greco-romano
Quatro volumes abordando as mais belas lendas da mitologia greco-romana.



6) O maior dramaturgo russo de todos os tempos: Nicolai Gogol – O inspetor Geral



7) O maior dramaturgo da literatura universal: Shakespeare – Medida por medida



8) Amor de elefante



9) Santa Dica de Goiás



10) Gravata Vermelha



11) Prestes e Lampião



12) Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski



13) Amor e ódio



14) O juiz, a comédia



15) Planejamento estratégico Quasar K+



16) Tiradentes, o mazombo – 20 contos dramáticos



17) As 100 mais belas fábulas da humanidade




_________________

AS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 

A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 8. Como é bom ser diferente 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis): 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
VI – ThM-Theater Movement: