sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

"O diário de Anne Frank" ganha primeira versão alemã no cinema


Novo filme é o primeiro longa-metragem produzido na Alemanha sobre a famosa história da garota judia vítima do nazismo. Película tem estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim.
"Por que os produtores alemães têm sempre que deixar o tema para os americanos?", indagou irritadamente um grande diário alemão em 1959, quando a produção hollywoodiana de O diário de Anne Frank estreou nos cinemas. Para muitos, a versão cinematográfica produzida na época por George Stevens era kitsch demais. Foi preciso mais de meio século para que a filmagem da história da menina judia – nascida em Frankfurt, na Alemanha – chegasse aos cinemas como uma produção alemã.
Na 66ª Berlinale, o Festival de Cinema de Berlim, o filme celebra a sua estreia mundial na Generation, seção do festival dedicada ao público jovem. A película dirigida por Hans Steinbichler chegará aos cinemas no início de março. O filme mostra os acontecimentos de forma convencional, sem grandes ambições artísticas, oferecendo uma obra sólida com boas atuações e certa dose de drama. Um bom filme para ser mostrado em sala de aula.
"O diário de Anne Frank é um dos documentos mais contundentes da história alemã e sempre nos perguntamos por que não havia nenhuma filmagem alemã sobre o tema", afirmaram os produtores M. Walid Nakschbandi e Michael Souvignier antes da première. "Achamos que estava mais que na hora."
No remake da história, Lea van Acken, de 15 anos, assume o papel da garota conhecida mundialmente. Os pais da protagonista, Edith e Otto Frank, são interpretados por Martina Gedeck e Ulrich Noethen. Stella Kunkat faz o papel de Margot, irmã de Anne.
Anne Frank (interpretada por Lea van Acken) de mudança para o esconderijo da família
Anne Frank e família
O filme narra de forma quase cronológica a história da família que emigrou de Frankfurt para Amsterdã em 1934. Pouco depois da ocupação da Holanda pela Alemanha de Hitler, os Frank se esconderam no sótão da parte traseira de um edifício na rua Prinsengracht, número 263. Durante mais de dois anos, a família dividiu um pequeno apartamento com quatro outros judeus. Ao fazer 13 anos, Anne Frank recebeu um diário em que passou a anotar tudo que lhe passava pela cabeça.
No novo filme, o diretor Steinbichler e o roteirista Fred Breinersdorfer se ativeram aos acontecimentos relatados no diário, acrescentando novos registros da família após longa pesquisa. Os dois, no entanto, também deram um toque pessoal ao remake. "Para mim, houve duas abordagens decisivas no projeto", afirma Steinbichler. "Primeiramente, a completa subjetivação e, em segundo lugar, transformar o diário num discurso."
No esconderijo, Anne Frank registrava suas impressões quase diariamente
Medos de uma adolescente
Por trás do diário, estava uma "menina esperta, mas bem normal", afirma o diretor. Steinbichler diz que lhe foi importante "tirar Anne de um possível trono sacrossanto". E isso a película conseguiu. A obra descreve exaustivamente os pensamentos de uma jovem, coloca a adolescência e o comportamento durante a puberdade no centro das atenções. Assim, a vida na clandestinidade não é reduzida ao aspecto de uma situação ameaçadora, devido á perseguição nazista.
O filme consegue aproximar o expectador das ideias da adolescente de 15 anos. "Anne não é sobretudo uma vítima do nazismo, mas em primeira linha uma garota vivaz, com esperanças e sentimentos", completam os produtores. "Roubaram de Anne Frank uma vida completamente normal", diz Steinbichler.
Família Frank dividiu apartamento com outros judeus
E a segunda abordagem bem pessoal do diretor, a transformação da escrita em discurso? A importância disso se vê principalmente no início da película: "Eu sugeri os chamados 'speaches', as falas de Anne diretamente para a câmera", afirma o cineasta. "Com isso, quero perguntar: Quem é ela?" No começo do filme se vê, portanto, a atriz Lea van Acken se dirigindo ao espectador.
Durante mais de dois anos, a família viveu na clandestinidade
Uma Anne Frank para o ano de 2016
Grandes temas do passado, adaptações literárias ou documentos de valor histórico, como o diário da adolescente Anne Frank, são refilmadas de tempos em tempos. A vantagem disso está em poder sempre alcançar um novo público. O jovem espectador de hoje pode se interessar por uma filmagem melodramática hollywoodiana de 1959? Provavelmente não. O filme dirigido por Steinbichler tem melhores chances.
Um segundo argumento para essa nova versão pode ser a referência à atualidade. Ainda que O diário de Anne Frank de 2016 respeite estritamente os acontecimentos históricos, o filme deixa espaço para as elucubrações dos espectadores.
"Meu desejo e vontade são que Anne Frank se transforme em alguém contemporâneo, de forma quase despercebida", diz o diretor, ressaltando que é claro que o material ainda é histórico, mas não é preciso encená-lo como um épico tedioso. Steinbichler afirma estar convencido de que "somente um piscar de olhos nos separa do que aconteceu naquela época".
Assim, a primeira produção cinematográfica alemã sobre o famoso diário se encaixa entre os muitos filmes históricos apresentados na 66ª Berlinale, que muitas vezes fazem referência aos nossos tempos.
Por Jochen Kürten, na Deutsche Welle
___________


Para saber mais, clique na figura

“ThM – Theater Movement” é uma metodologia inédita, inovadora e exclusiva – da lavra de Antônio Carlos dos Santos - especialmente desenvolvida para a produção teatral.

A partir do desenho estrutural que remonta a (i) Plauto e Terêncio e à (ii) commedia dell’arte, mergulha no (iii) teatro contemporâneo para emergir com uma tecnologia que incorpora características, valores e princípios únicos, como o arranjo produtivo que enfatiza aspectos pertinentes à qualificação técnica-artística, ao resgate da cultura popular, e à participação comunitária.

Neste contexto, a metodologia ThM radicaliza:

· a interação entre atores e espectadores, estimulando a plateia a intervir – de forma criativa e planejada – no universo cênico como estratégia para qualificar seus processos de mediação e transformação da realidade. Dessa forma a manifestação artística é direcionada para promover a reflexão crítica, e a participação-cidadã, destacando princípios como a radicalização da democracia, a justiça econômica e social, e a capacidade de promover intervenções qualitativas, individuais e coletivas, na realidade local;

· a estética, direcionada à tradução das expressões culturais oriundas do imaginário popular e das tradições locais, com a valorização dos artistas comunitários;

· a instituição dos momentos de produção Ex-AnteEx-Cursus e Ex-Post, estabelecendo uma ação continuada numa concepção do Espetáculo Permanente, sempre aberto, suscetível e ávido por inovações;

· a tecnologia de produção direcionada para valorizar as matérias   primas disponíveis e abundantes no local;

· a tecnologia de produção da dramaturgia disponível para que a comunidade exercite a criação e a produção coletiva. Originando-se de uma questão problematizada, de uma situação-problema que impacta negativamente a comunidade, o texto dramático é estruturado.

É esta exclusiva concepção artística-teatral que se encontra sistematizada na metodologia “ThM-Theater Movement”, e cuja concepção, valores e termos de referência este livro cuida de disponibilizar: um teatro aberto, planejado, mergulhado nas manifestações da cultura popular, que interage com a realidade objetiva, e em permanente processo de construção, de reelaboração.



_____________________

Para saber mais sobre as teorias que justificaram o holocausto, clique na figura

_____________________

Para saber mais, clique na figura


“As 100 mais belas fábulas da humanidade” é um livro especial.

Condensa em um só volume o referencial teórico sobre o assunto, as principais fábulas já elaboradas desde os idos de antes de Cristo, enfocando este rico, mágico e onírico universo.

Desta forma, conceitos e definições, as principais características deste gênero literário, o panorama da evolução das fábulas através dos tempos até romper no Brasil dos dias presentes, todo este referencial teórico encontra-se sistematizado e hierarquizado no primeiro capítulo.

Este capítulo apresenta uma panorâmica de como este gênero mantêm-se sintonizado com a atualidade: Monteiro Lobato, Millôr Fernandes, Rodoux Faugh, Manuel Maria Barbosa du Bocage, este escrita e, ainda, Esopo e Jean de La Fountaine.

O segundo capítulo mergulha no universo do mais importante escritor de fábulas de todos os tempos: o grego Esopo – o grande precursor. No total são mais de cem narrativas ilustradas expressando todas as nuances e facetas desta modalidade artística que provoca, instiga e ensina.

Para saber mais, clique  aqui.

________________

 Pré lançamento do livro "Tiradentes, o mazombo: 20 contos dramáticos":

Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

OUTRAS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 
A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade 

I – Coleção Educação, Teatro & Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. O coronel e o juízo final 
Livro 2. A noite do terror 
Livro 3. Lobisomem – O lobo que era homem 
Livro 4. Cobra Honorato 
Livro 5. A Mula sem cabeça 
Livro 6. Iara, a mãe d’água 
Livro 7. Caipora 
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro 
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo 
Livro 10. Saci Pererê 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. Não é melhor saber dividir 
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra 
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas 
Livro 4. A lebre e a tartaruga 
Livro 5. O galo e a raposa 
Livro 6. Todas as cores são legais 
Livro 7. Verde que te quero verde 
Livro 8. Como é bom ser diferente 
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim 
Livro 10. Quem vai querer a nova escola 

III – Coleção Educação, Teatro & Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa 
Livro 2. Carrossel azul 
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém 
Livro 4. O dia em que o mundo apagou 

IV – Coleção Educação, Teatro & História (peças teatrais juvenis): 
Livro 1. Todo dia é dia de independência 
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra 
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente 
Livro 4. Todo dia é dia de índio 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. O mito de Sísifo 
Livro 2. O mito de Midas 
Livro 3. A Caixa de Pandora 
Livro 4. O mito de Édipo. 

B - TEORIA TEATRAL E DRAMATURGIA 
VI – ThM-Theater Movement: 
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro 
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia 
Livro 3. Amor de elefante 
Livro 4. Gravata vermelha 
Livro 5. Santa Dica de Goiás 
Livro 6. Quando o homem engole a lua 
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos 
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement