quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

‘Arte do Holocausto’: a obra dos judeus detidos em guetos e campos de concentração


Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Uma exposição histórica foi inaugurada recentemente no Museu da História Alemã em Berlim. Pela primeira vez, obras de arte da coleção do Museu Yad Vashem, de Jerusalém, são exibidas no exterior – e justamente na Alemanha.
A mostra, chamada Arte do Holocausto, coincide com o 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Alemanha e Israel.
Estão reunidos 100 desenhos e pinturas que foram feitos pelos prisioneiros judeus dos guetos e campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. A maioria das obras retrata a dura realidade do cotidiano sob o regime nazista, do ponto de vista dos judeus.
O próprio fato de muitos dos trabalhos terem sobrevivido até hoje já é quase um milagre: eles foram escondidos ou contrabandeados por amigos dos artistas sob alto risco de serem punidos. Aqui estão as histórias por trás de alguns deles:

Pavel Fantl, 'A Canção Acabou' (1941-1944)

Esse colorido desenho acima é um dos poucos na mostra que retratam os próprios nazistas. “Assim que vi essa peça, tive que colocá-la na exposição”, diz o curador Walter Smerling.
Fantl era um médico nascido em Praga e conseguiu pintar em segredo no gueto de Theresienstadt, graças a um policial tcheco que lhe fornecia o material.
“Aqui, ele retrata Hitler como um palhaço... É preciso imaginar a coragem e o senso de humor desafiador do artista”, afirma Smerling.
Fantl foi deportado para Auschwitz com sua mulher e seu filho e morto pelos nazistas em 1945. Um trabalhador tcheco conseguiu tirar os quadros do gueto e os escondeu dentro de um muro.

Felix Nussbaum, 'O Refugiado' (1939)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Nussbaum é o artista mais famoso da exposição. Ele foi preso na Bélgica em 1940, mas conseguiu fugir e permaneceu foragido com sua mulher em Bruxelas.
Este quadro mostra o isolamento do judeu alemão. “Aqui, ele se pergunta: ‘para onde posso ir, onde posso morar, onde posso trabalhar e existir?”, afirma o curador.
Nussbaum mandou a pintura para seu pai, em Amsterdã, de onde foi transferida para um colecionador particular e vendida em um leilão.
O artista foi morto em Auschwitz ao lado de sua mulher, em 1944.

Moritz Müller, 'Telhados no Inverno' (1944)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Moritz Müller estudou pintura em Praga e abriu uma casa de leilões. Após a invasão da então Tchecoslováquia, ele foi confinado no gueto de Theresienstadt, onde produziu mais de 500 obras.
Este quadro mostra o gueto como um idílio pacífico. “É uma das peças de destaque da mostra porque não retrata ninguém – e os guetos eram superlotados”, explica Smerling.
A viúva de um militar austríaco comprou algumas das pinturas de Müller e as escondeu em sua casa. O artista foi morto em Auschwitz em 1944.

Nelly Toll, 'Garotas no Campo' (1943)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Nelly Toll é a única artista desta exposição que ainda está viva. Nascida em Lviv, hoje na Ucrânia, ela pintou este quadro aos 8 anos de idade, quando vivia escondida com sua mãe junto a uma família cristã. A obra retrata a liberdade pela qual ela tanto ansiava.
Toll atualmente vive no Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, e viajou a Berlim especialmente para a abertura da exposição, tendo sido recebida pela chanceler Angela Merkel.

Bedrich Fritta, 'Entrada pelos Fundos' (1941-1944)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Das mais de 140 mil pessoas deportadas para o gueto de Theresienstadt entre 1941 e 1945, cerca de 120 mil morreram. Fritta nasceu na Boêmia em 1906 e viveu no gueto antes de ser levado a Auschwitz, onde morreu, em 1944.
Ele e outros artistas do gueto esconderam seus trabalhos dentro das paredes e muros. “O portão semiaberto é uma metáfora da morte. Não há uma alternativa visível, a única saída é a escuridão”, afirma Smerling.
A obra foi presenteada ao Museu de Arte Yad Vashem, em Jerusalém, pela Comissão de Documentação de Praga.

Karl Bodek e Kurt Conrad Löw, 'Uma Primavera' (1941)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Smerling e os demais curadores da exposição escolheram esta para ser a imagem central da mostra, apesar de seu pequeno tamanho.
Uma colaboração entre dois artistas detidos no campo de Gurs, no sul da França, a pintura mostra uma borboleta pousada em uma cerca de arame farpado, diante da vista ao longe das montanhas da fronteira com a Espanha.
“Esse quadro representa a autoafirmação dos dois como pessoas e como artistas, e articula sua vontade de sobreviver e sua esperança de futuro”, explica o curador.
Low, de Viena, conseguiu fugir para a Suíça, mas Bordek foi levado para Auschwitz, onde foi morto.

Leo Haas, 'Chegada do Transporte' (1942)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Haas, que sobreviveu à Guerra, foi destacado pela administração autônoma do gueto de Theresienstadt para fazer esboços arquitetônicos para as construções no local.
Mas ele também criou representações a tinta que eram muito bem compostas e arranjadas.
Como Nussbaum, Haas usou símbolos de aves de rapina para sugerir a onipresença da morte. Ele também pintou a letra “V” no canto esquerdo inferior do quadro, um símbolo da resistência underground.
“É uma imagem incrível, na qual o artista coloca a morte e a organização da morte, mas ainda é capaz de pensar na vitória”, diz Smerling.

Charlotte Salomon, Autorretrato (1939-1941)

Image copyrightMuseu de Arte Yad Vashem
Salomon tem três obras na exposição, incluindo esta. A pintora nasceu em Berlim e conseguiu ir morar com os avós na casa de Ottilie Moore, uma milionária americana, em Villefranche, no sul da França.
Ela continuou a pintar durante o exílio. “Neste autorretrato, tudo parece estar em movimento e ela parece estar mostrando algo da tormenta interior que sentia”, conta Smerling.
Salomon foi presa pela Gestapo com seu marido em setembro de 1943 e foi mandada para Auschwitz, onde foi morta. Ela estava grávida de cinco meses.
Por Thomas Rogers, da BBC Culture
_______________________________


Para saber mais, clique na figura

“ThM – Theater Movement” é uma metodologia inédita, inovadora e exclusiva – da lavra de Antônio Carlos dos Santos - especialmente desenvolvida para a produção teatral.

A partir do desenho estrutural que remonta a (i) Plauto e Terêncio e à (ii) commedia dell’arte, mergulha no (iii) teatro contemporâneo para emergir com uma tecnologia que incorpora características, valores e princípios únicos, como o arranjo produtivo que enfatiza aspectos pertinentes à qualificação técnica-artística, ao resgate da cultura popular, e à participação comunitária.

Neste contexto, a metodologia ThM radicaliza:

· a interação entre atores e espectadores, estimulando a plateia a intervir – de forma criativa e planejada – no universo cênico como estratégia para qualificar seus processos de mediação e transformação da realidade. Dessa forma a manifestação artística é direcionada para promover a reflexão crítica, e a participação-cidadã, destacando princípios como a radicalização da democracia, a justiça econômica e social, e a capacidade de promover intervenções qualitativas, individuais e coletivas, na realidade local;

· a estética, direcionada à tradução das expressões culturais oriundas do imaginário popular e das tradições locais, com a valorização dos artistas comunitários;

· a instituição dos momentos de produção Ex-AnteEx-Cursus e Ex-Post, estabelecendo uma ação continuada numa concepção do Espetáculo Permanente, sempre aberto, suscetível e ávido por inovações;

· a tecnologia de produção direcionada para valorizar as matérias   primas disponíveis e abundantes no local;

· a tecnologia de produção da dramaturgia disponível para que a comunidade exercite a criação e a produção coletiva. Originando-se de uma questão problematizada, de uma situação-problema que impacta negativamente a comunidade, o texto dramático é estruturado.

É esta exclusiva concepção artística-teatral que se encontra sistematizada na metodologia “ThM-Theater Movement”, e cuja concepção, valores e termos de referência este livro cuida de disponibilizar: um teatro aberto, planejado, mergulhado nas manifestações da cultura popular, que interage com a realidade objetiva, e em permanente processo de construção, de reelaboração.



_____________________

Para saber mais sobre as teorias que justificaram o holocausto, clique na figura

_____________________

Para saber mais, clique na figura


“As 100 mais belas fábulas da humanidade” é um livro especial.

Condensa em um só volume o referencial teórico sobre o assunto, as principais fábulas já elaboradas desde os idos de antes de Cristo, enfocando este rico, mágico e onírico universo.

Desta forma, conceitos e definições, as principais características deste gênero literário, o panorama da evolução das fábulas através dos tempos até romper no Brasil dos dias presentes, todo este referencial teórico encontra-se sistematizado e hierarquizado no primeiro capítulo.

Este capítulo apresenta uma panorâmica de como este gênero mantêm-se sintonizado com a atualidade: Monteiro Lobato, Millôr Fernandes, Rodoux Faugh, Manuel Maria Barbosa du Bocage, este escrita e, ainda, Esopo e Jean de La Fountaine.

O segundo capítulo mergulha no universo do mais importante escritor de fábulas de todos os tempos: o grego Esopo – o grande precursor. No total são mais de cem narrativas ilustradas expressando todas as nuances e facetas desta modalidade artística que provoca, instiga e ensina.

Para saber mais, clique  aqui.

________________

 Pré lançamento do livro "Tiradentes, o mazombo: 20 contos dramáticos":

Para saber mais, clique na figura

Dramaturgo, o autor transferiu para seus contos literários toda a criatividade, intensidade e dramaticidade intrínsecas à arte teatral. 

São vinte contos retratando temáticas históricas e contemporâneas que, permeando nosso imaginário e dia a dia, impactam a alma humana em sua inesgotável aspiração por guarida, conforto e respostas. 

Os contos: 
1. Tiradentes, o mazombo 
2. Nossa Senhora e seu dia de cão 
3. Sobre o olhar angelical – o dia em que Fidel fuzilou Guevara 
4. O lugar de coração partido 
5. O santo sudário 
6. Quando o homem engole a lua 
7. Anos de intensa dor e martírio 
8. Toshiko Shinai, a bela samurai nos quilombos do cerrado brasileiro 
9. O desterro, a conquista 
10. Como se repudia o asco 
11. O ladrão de sonhos alheios 
12. A máquina de moer carne 
13. O santuário dos skinheads 
14. A sorte lançada 
15. O mensageiro do diabo 
16. Michelle ou a Bomba F 
17. A dor que nem os espíritos suportam 
18. O estupro 
19. A hora 
20. As camas de cimento nu 

OUTRAS OBRAS DO AUTOR QUE O LEITOR ENCONTRA NAS LIVRARIAS amazon.com.br: 
A – LIVROS INFANTO-JUVENIS: 
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade 

I – Coleção Educação, Teatro & Folclore (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. O coronel e o juízo final 
Livro 2. A noite do terror 
Livro 3. Lobisomem – O lobo que era homem 
Livro 4. Cobra Honorato 
Livro 5. A Mula sem cabeça 
Livro 6. Iara, a mãe d’água 
Livro 7. Caipora 
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro 
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo 
Livro 10. Saci Pererê 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. Não é melhor saber dividir 
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra 
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas 
Livro 4. A lebre e a tartaruga 
Livro 5. O galo e a raposa 
Livro 6. Todas as cores são legais 
Livro 7. Verde que te quero verde 
Livro 8. Como é bom ser diferente 
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim 
Livro 10. Quem vai querer a nova escola 

III – Coleção Educação, Teatro & Democracia (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa 
Livro 2. Carrossel azul 
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém 
Livro 4. O dia em que o mundo apagou 

IV – Coleção Educação, Teatro & História (peças teatrais juvenis): 
Livro 1. Todo dia é dia de independência 
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra 
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente 
Livro 4. Todo dia é dia de índio 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis): 
Livro 1. O mito de Sísifo 
Livro 2. O mito de Midas 
Livro 3. A Caixa de Pandora 
Livro 4. O mito de Édipo. 

B - TEORIA TEATRAL E DRAMATURGIA 
VI – ThM-Theater Movement: 
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro 
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia 
Livro 3. Amor de elefante 
Livro 4. Gravata vermelha 
Livro 5. Santa Dica de Goiás 
Livro 6. Quando o homem engole a lua 
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos 
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement